2005-09-29

Etapa # 6: os Ferreira de Lyon.

Lyon, 2ª cidade de França (em permanente disputa com a portuária Marselha), acolhe-nos ao fim da tarde de 05 de Julho. A família Ferreira será aqui nossa anfitriã.
Rendez-vous no Stade Gerland, casa do Olympique Lyonnais, saudável memória recente na caminhada dragoniana rumo ao título de Gelsenkirchen.
Boa recepção, cama, mesa e roupa lavada, fazem-nos sentir como em casa.
O passeio nocturno pelo centro da urbe é guiado pelos olhos de quem bem a conhece. Cidade das luzes, como Paris, oferece imagens esplêndidas.


Os Ferreira, clã materno do camarada Vieira, têm um filho a viver em Genéve, na Suiça. Para lá nos dirigimos. Mais uma fronteira rompida.
Numa viagem como esta, as emoções estão sempre ao rubro. Entusiasmo, adrenalina, novas experiências, intensidade, descoberta. Esta constante atenção quase impede a existência de momentos de reflexão. A transposição dos Alpes permite uma momentânea ausência de concentração, pois o volante está noutras mãos desta vez. O momento é interior.

O sr. Ferreira, qual guia turístico conhecedor dos 4 cantos do mundo, conduz-nos a pé pelas artérias de Genebra. As grandes marcas de relógios, de roupa e de acessórios de moda, bem como os principais bancos mundiais, estão aqui representados, bem de frente para o lago Léman. A cidade é pequena mas agradável. O jantar é preparado a meias entre mãos portuguesas e el-salvadorenhas. Um pastis de Marseille a abrir; um Côte-de-Rhone a fechar. Com esta vida posso eu bem.

O último round em Lyon dá-se na manhã de 07, entre a Notre Dame de Fouvieres e o anfiteatro romano local. Uma vista panorâmica da cidade e a despedida de tão bons anfitriões. Segue-se a Côte d'Azur, já no caminho de regresso.

Sem comentários: