2006-05-07

Jogo de emoções

A aventura do Aliados terminara com o regresso ao 4º escalão. O Moreirense tinha descido pelo 2º ano consecutivo. O ping-pong da Covilhã saldava-se com um 5-5 fatal para o Sporting serrano. O Vizela salvava-se in extremis e antevia desde logo um apetecido derby na 2ª liga do próximo ano. Estavam prestes a eclodir as emoções da superliga.
A Mata Real vestia-se de amarelo e verde, preparando a festa. Não é espaçosa, é certo, a sala de visitas, mas eram os da casa que a lotavam. Ninguém diria que do outro lado estava o maior clube portugûes, um dos maiores do mundo. A grandeza media-se, neste caso, pela fé.
O golo de avanço fez pairar os piores cenários. Nas outras moradas, no entretanto, as contas iam sendo feitas a preceito. Minuto a minuto novidades sombrias. Era urgente inverter a situação. Emoções ao rubro. Rezava-se o terço a meu lado. Pedia-se intervenção divina. Trouxe a euforia o pastor Júnior. Por 2 vezes fez explodir os corações apertados. O Paços safou-se.
Casas cheias um pouco por todo o lado. Todos querem sentir a intensidade in loco.
Na Figueira da Foz, em Coimbra e em Barcelos os foguetes rebentaram. Má sorte para Os Belenenses. As lágrimas corriam em mais um histórico que caía. Os ânimos continuavam exaltados na cidade berço. A paixão, de tão cega, por vezes escreve-se por linhas travessas.
Acabou. O mundo pode continuar a girar.